03/10/2012

Treino de guarda-redes: A metodologia no Deportivo

É na posição de guarda-redes (GR) que encontramos um vasto leque de ações que se distingue bastante dos comportamentos específicos dos designados "jogadores de campo". Por conseguinte, é lógico que o processo de treino corresponda às particularidades do rendimento dos indivíduos que atuam nesta posição peculiar.
 
Através do jornal Record - edição online - tive a feliz oportunidade de conhecer a metodologia de treino que José Sambade Carreira - treinador de GR - utiliza no clube mais português da Liga BBVA: o RC Deportivo de La Coruña.
 


Neste caso, o objetivo é trabalhar a velocidade específica dos GR que, como José Sambade explica, deve surgir, dentro do microciclo semanal, na penúltima ou última sessão de treino antes da situação competitiva (i.e., jogo). O racional, a diversidade e os materiais empregues suscitou a minha atenção pela sua adequabilidade e criatividade. Isto é treinar em especificidade e com qualidade. As diversas formas de manifestação da velocidade - sobretudo, os tempos de reação simples e complexo e a velocidade de execução - solicitados em inúmeros contextos passíveis de ocorrem em competição.

De um ponto de vista mais teórico, trata-se da Abordagem Baseada nos Constrangimentos efetivamente aplicada. Um exemplo excelente de como o treinador desportivo deve manipular a tarefa, com criatividade e engenho, no intuito de estabelecer uma estreita correspondência entre os fatores de treino a desenvolver/aperfeiçoar e o perfil de rendimento do(s) jogador(es) em competição. Creio que é por aí que passa grande parte da capacidade de evolução dos treinadores de futebol que, antes de pensarem nas suas estruturas de planeamento, deveriam colocar de parte os exercícios estanques e estéreis que tantos livros técnicos recomendam.

Sem comentários: